sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Entrevista: O Namoro na Vocação Discípulos da Mãe de Deus

 1 – Quando vocês descobriram que os planos de Deus nas suas vidas passavam pelo namoro?

AMANDA:
            Sempre senti o desejo de constituir uma família. Sempre me vi tendo filhos, esposo, e me sentindo realizada por isso. Apesar de ter existido uma época em que meu estado de vida foi posto a prova por acreditarem que eu deveria seguir outra vocação (a de celibatária), e apesar do abalo emocional e incertezas que esse fato ocasionou, no fundo sempre acreditei que minha vocação fosse o matrimônio.
            Pra mim, tudo foi confirmado quando nossa fundadora Mara disse em uma pregação, sobre namoro inclusive, a seguinte afirmação: “Deus não demora, capricha!”, e que se a gente ainda não namorava, era porque Deus não estava preparando qualquer coisa pra gente, mas sim estava caprichando. Senti ainda mais uma confirmação, quando ouvi na Canção Nova, durante o terço, uma frase de Santa Terezinha: “Deus não nos dá desejos que ele não possa realizar”. Tomei essas frases como verdade para o meu estado de vida e acreditei que Deus não seria incoerente em me dar um desejo tão grande de constituir uma família e quisesse que eu seguisse a vida celibatária. Então, comecei a esperar em Deus. No tempo certo o meu José apareceria. Foi aí que Eugênio foi se aproximando, fomos nos conhecendo melhor, esperando o tempo de Deus na caminhada e hoje namoramos há um ano e três meses.

2 – Como vocês fazem para se tornar modelo para os outros no seu namoro?
EUGÊNIO

            Procuramos sempre rezar juntos na intenção do nosso relacionamento. A oração é a melhor arma para vencermos as tentações. É também o sustento que temos para melhor compreendermos os valores cristãos e discernir o que convém ou não, nos respeitando mutuamente.  Afinal, precisamos lembrar que o corpo do outro é o templo do Espírito Santo e não podemos brincar com ele como nosso objeto. Por estarmos trabalhando com jovens nas missões da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, é natural a vivência desses valores, na medida em que buscamos nos tornar modelos “no modo de falar, de viver, na caridade, na fé e na castidade” – como diz nossa palavra fundante.
3 – Como vocês fazem para conciliar o namoro com as suas atividades do dia-a-dia?
AMANDA:
            Uma vez me falaram que quem tem vocação matrimônio é porque precisa do outro para a sua santificação. Dessa forma, é necessário existir uma convivência para se conhecer melhor e nessa caminhada ajudar o outro a crescer e se fortificar na fé, mesmo diante da correria do dia-a-dia.
            Temos várias atividades durante a semana, tanto pessoais quanto conjuntas. Como já foi dito, contudo, é necessário existir esse tempo a sós para o casal se conhecer e crescerem juntos, o que só é alcançado com a convivência. Para nós, chamamos de “dia do namoro”, quando procuramos respeitar sem marcarmos nenhum compromisso extra para termos o nosso tempo.

EUGÊNIO:

É verdade. E do mesmo modo, quando não estamos juntos, procuramos nos respeitar. Há pessoas que agem como se não tivessem namorado quando não estão com eles. Não é assim que deve funcionar. Em todos os ambientes que freqüentamos todos devem saber que temos um compromisso sério de namoro, independente do lugar que estejamos. Afinal, o namoro é uma preparação para o casamento.

 4 – A vivência fraterna na comunidade ajuda no discernimento e modelo de atitudes para a sua vocação?
AMANDA:

            Com certeza. Uma das coisas que Professor Felipe Aquino fala em seu livro “Namoro” é da importância do namoro ser acompanhado, por um padre, pelos pais, ou um formador, para ajudar exatamente no discernimento de atitudes no relacionamento. E a vida fraterna tem nos proporcionado isso. A convivência com outros mais experientes nos ajuda a enxergar o relacionamento de uma maneira mais clara e nos dá maturidade.

EUGÊNIO:

            Além disso, é muito bom saber que existem casais que entenderam o desejo de Deus para eles. Jovens que ignoram as máximas do mundo, as quais imprimem o pecado como se fosse virtude, como se o pecado trouxesse a felicidade tão almejada pela humanidade. Assim, antes de tudo, nós “namoramos” com a comunidade e juntos nos fortalecemos nesse modo de vida, buscando ser modelos na vocação a que formos chamados.

5 - Que conselhos vocês dariam para as pessoas que tem dificuldade para viver o seu namoro ou ainda não definiram seu estado de vida e vocação?
EUGÊNIO:

            Uma vez que Nossa Senhora é o nosso modelo, suas virtudes nos ajudam a termos um namoro mais equilibrado e a aprendermos a mortificar pelo outro, porque um relacionamento é feito de renuncias e só a Mãe para ensinarmos como vivermos a vontade do seu Filho. Nessa media, quando não estamos conseguindo a concordância em algo, temos que pedir a graça de vivermos as virtudes de Maria Santíssima. O melhor conselho que podemos dar é esse: na hora da dificuldade pare e pense: “Como Ela agiria se estivesse no meu lugar?”. Assim, a impaciência dará lugar à paciência; o orgulho dará lugar à humildade; a pureza substituirá a impureza e assim seremos o reflexo de Maria Santíssima para o outro.

AMANDA:

            Como nossa fundadora disse, “Deus não demora, capricha!”. Então, se sua vocação ainda não foi discernida, espere em Deus, pois ele está preparando o melhor pra você e vai infundir no seu coração o desejo de viver profundamente o que Ele te prepara.





Eugênio Maria e Amanda de Maria

Membros nível II e I de Aliança da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, namoram há um ano e meio sob as bençãos da Comunidade.

4 comentários:

  1. Que lindo o testemunho desse casal! Palavras como essas só nos ajudam a crescer na fé e entender que o Namoro santo é possível, mesmo diante de todas as limitações. A oração, sem dúvida, será a nossa maior arma para vencermos as ciladas do inimigo e de mãos dadas com o outro, alcançarmos o céu.

    ResponderExcluir
  2. Testemunhos como esse fortalecem os casais, principalmente jovens, que desejam vivenciar um namoro santo! A mensagem que fica é: vale a pena esperar em Deus! Vale a pena namorar em Deus!Vale a pena viver a castidade conforme a Virgem Maria e São José!! Que a Rainha das Vocações nos guarde e nos forme em Seu Imaculado Coração!
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  3. Como diriam as meninas, "Ahhh, mulher!", rs.
    Que este bela partilha possa servir de auxílio a todos aqueles que buscam no namoro a confirmação de sua vocação para o matrimônio, e que a Virgem Maria possa fortalecer cada vez mais a caminhada deste belo casal!

    ResponderExcluir
  4. Que graça é partilhar sobre um namoro santo, parabens meus irmãos no carisma, somos modelos de santidade para muitos jovens, principalmente no namoro, já que nos dias de hoje o namoro é tão manchado pelo pecado.Deus caprichou no meu José, e hoje namoramos junto com a Virgem Maria,a santissima Trindade e com a comunidade, com muito amor e convicção no carisma que nos foi confiado.E sei que nós casais Discipulos da Mãe de Deus muito crescemos com que abraçamos, pois "Onde está o teu tesouro, lá tambem está o teu coração." Felicidades meus irmãozinhos que tanto Amo, Deus os façam Santos!

    ResponderExcluir